sábado, 9 de janeiro de 2010

José Mindlin

Tive o privilégio de visitar José Mindlin na sua casa em S. Paulo. Especiaria rara é o seu apelido. Calei-me diante dele - que outra coisa poderia fazer? - mas grito o que senti por ter tido a lotaria de o conhecer. Eu sou daquelas a quem ele se dirige no seu livro No Mundo dos Livros, com biblioteca já feita - não é grande, tem vários livros e até uma obra, como a minha irmã sabe, e só ela sabe.
A densidade de vida de José Mindlin e da sua biblioteca mata-me. A integridade duma vida fantástica, dentro das nossas próprias paixões, pode ser fatal. Tanta letra por aí à solta, sinto sempre que me esperam e que eu não correspondo, pois não leio o suficiente, com suficiente rapidez, para poder minimizar o que existe e o que já li. Também há dias em que penso em todos os livros de biologia, de física ou química entre outras matérias que nada domino, mas que são sem dúvida fascinantes, e como me passam ao lado. Tudo o que possa ser contido ou convertido para um livro é digno e exige leitura, a minha leitura. Sinto sempre que estou em falta.

1 comentário:

  1. Tive o privilégio de saber em primeira mão da visita a esta lenda, e sei que será memorável......tendo em conta a visitante!

    ResponderEliminar