quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

6 de Janeiro de 2007

Querida Laurinda

Este Natal não foi fácil…
Desde a última vez que conversámos, ao telefone ou por escrito, muitas coisas aconteceram: se bem se recorda contei-lhe que o meu marido não andava bem, que se mantinha muito calado e estranho.
Desde as férias de verão deste ano, as coisas agudizaram-se e culminaram com a minha saída de casa, com o Duarte, para casa dos meus pais, já em Novembro.
Neste momento, o João está connosco, também em casa dos meus pais. Comprámos finalmente uma casa, que eu vinha a querer há quase 12 anos!
O João calou-se completamente e não abria a boca para nada. parece incrível mas é verdade. Claro que eu falava com ele – há anos que o venho a fazer – mas sem sucesso. Nunca me passou pela cabeça que me custasse tanto sair de casa. Mas ainda bem que o fiz.
Ele anda a fazer psicoterapia na sequência de lhe ter sido diagnosticado uma fobia com um nome técnico qualquer daqueles que não se decoram e que parecem um palavrão, mas que traduzido por miúdos, quer dizer medo de viver! Só de escrever isto eu me arrepio.
Os médicos onde fomos disseram que ele precisava de grande apoio e eu nunca lho neguei.
Em pouco mais duma semana perdeu quase dez quilos e andei com preocupações do tamanho do mundo, mas sem nunca pensar em voltar atrás.
O Duarte passou momentos difíceis e até voltou a fazer xixi na cama mas, agora, parece que tudo está bem encaminhado.
Comprámos um apartamento, sem quintal, claro, o que é duro para o Duarte por causa dos cães e da liberdade que aquele espaço lhe permitia. Mas paciência.
Porém, sair duma casa que é dos pais dele e metermo-nos numa que é dos meus pais, parece ridículo, tanto mais que os meus pais vivem lá… imagina que as coisas têm sido difíceis, não é? Se me atraso meia hora, a minha mãe telefona-me imediatamente, como se eu tivesse 15 anos… Enfim…
Espero mudar para a casa na segunda semana de Janeiro, todos os dias rezo por isso.
Por outro lado, a minha irmã, com quem tenho uma ligação fortíssima, como sabe, não tem andado bem: começou com estranhas dores de cabeça, já fez mil exames e não se sabe o que é, suspeitado-se de tudo, inclusive duma bolha no cérebro. Há cerca de dois meses durante uma semana, não consegui fazer nada, nunca me tinha sentido assim. Agora está a fazer uma medicação e está melhor. É muito estranho, pois as dores de cabeça abrandam quanto mais ela estiver ocupada, ou seja, qualquer discussão, leitura, análise dum texto, etc., faz com ela melhore, como se precisasse de ter o cérebro ocupado.
Eu mantenho o hábito de ir caminhar para a praia aos fins de semana, com uma particularidade, caminho dentro de água. No domingo antes do Natal não quis deixar de o fazer, mas fui inconsciente ao ponto de entrar na água… resultado, fiquei com uma amigdalite tão grave que a médica me disse que há anos não via uma garganta tão mal. Injecções de penicilina de manhã e à noite, medicamentos diversos, mudez total, pois falar era doloroso, e caminha. Tudo isto durante uma semana pois, por pouco, quase não me levanto na véspera de Natal.
E foi este o motivo porque não escrevi um postal nem fiz um telefonema a ninguém: não era, simplesmente, capaz.
Ontem já vim trabalhar embora ainda tenha dores de garganta.
Com tudo o que lhe acabo de contar é fácil imaginar que já faltou mais para que eu fosse despedida: não me lembro de ter sido, em tempo algum, tão desinteressada do trabalho, tão aérea, tão negligente, tão ausente. Faço um esforço enorme para me concentrar, mas mesmo agora que tudo parece estar melhor encaminhado, tenho sérias dificuldades. Tudo o que faço é tirado a saca rolhas, honestamente lho digo.
Desde há três anos que faço uma semana de férias sozinha: este ano nos Açores, o ano passado em Moscovo, o ano anterior em Creta. Porém, estes momentos de solidão fazem-me pensar muito e por vezes não sei se pensar me fará bem à saúde…pensar dói, como dizia alguém…
Acredite que também eu não me esqueço de si e gostava de saber novidades com mais regularidade.
Receba um grande abraço e muitos beijinhos de amizade profunda
Camila

Sem comentários:

Enviar um comentário