quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O catálogo da Biblioteca

Uma aluna entra na Biblioteca, vagueia pelo piso da entrada e dirige-se ao balcão de atendimento insurgindo-se contra a falta do catálogo bibliográfico. A funcionária espantada diz que existe, que está mesmo ali, e aponta dois computadores. A aluna, como se fosse personagem dum filme cómico, pergunta, aqui onde? A funcionária pensa que ela brinca e responde com um sorriso. A aluna olha-a fixamente e pede para falar com alguém da Direcção da Biblioteca. Calho a ser eu.

- Esta Biblioteca não tem catálogo?
- Tem sim minha senhora, temos tudo informatizado, pode consultar o fundo bibliográfico num destes computadores ou directamente de casa e, se lhe for conveniente, pode fazer pedidos de empréstimo domiciliário por e-mail.
- Não me está a perceber… eu estou a perguntar pelo catálogo da Biblioteca! As fichas manuais onde posso pesquisar o que vocês têm!
- Nós temos catálogo informatizado, felizmente já não temos o manual.
Acentuo o felizmente.
- E tem alguém para me ajudar? É que eu não sei mexer nisto.
- Temos sim, espere um instante que já peço a um colega para a auxiliar.
Ela esperou, obteve a ajuda que queria e esteve sempre a reclamar, a reclamar, a reclamar…

1 comentário: