segunda-feira, 30 de julho de 2012

Desejar e querer


As pessoas que trabalham em cafés usam e abusam do verbo Desejar, o que me irrita solenemente.
Eu não desejo um copo de água! Quando muito, quero um copo de água, primeiro porque não estou propriamente no deserto e não estou a morrer à sede, segundo porque o copo de água não é um gajo todo jeitoso e muito menos um Kilimanjaro, esses sim, objecto de desejo.
Eu não desejo que me ponham a metade do pão com queijo dentro de um saquinho! Eu quero e chega!
O desejar e o querer são coisas diferentes, cujo imaginário pode ser consubstanciado em comparação com a roupa que vestimos no dia-a-dia: ando sempre vestida mas com simples saias ou calções e não com vestidos de balão ao estilo de Maria Antonieta ou fatos de couro pretos e justos, depende dos gostos, daquilo que se deseja.
A vulgarização do desejo em contexto de balcão é esquisita e soa estranha.
Deseja-se as férias, quer-se um café cheio ou uma italiana. Deseja-se uma pessoa, quer-se um pão com queijo e manteiga. Deseja-se um olhar, quer-se um sumo de laranja. Quando muito, deseja-se as melhoras de alguém, mas não um galão.
Por favor, parem de me perguntar se desejo seja o que for dentro de um café porque não desejo nadinha... a menos que mudem de empregado, e aí já podemos rever os verbos.

Sem comentários:

Enviar um comentário