terça-feira, 31 de julho de 2012

Bibliotecários pontuais


Durante as férias de Natal a Biblioteca sofreu grandes mudanças: transferência de parte do espólio para outras instalações, rearrumação dos livros, limpezas que só se fazem esporadicamente.
Na altura do Verão aproveitamos para mudar cotas descoloradas pelo uso ou pelo sol, consertar capas, separar os livros que terão que ir para o encadernador, rearrumar tudo pela ordem correcta, entre mil outras tarefas, invisíveis aos olhos dos utilizadores, mas essenciais à saudável vida da Biblioteca.
Se as mudanças profundas no Natal tiveram a marca dos meus sobrinhos, as limpezas e tarefas de Verão continuam a ter: ontem, ele sozinho, mudou cerca de 100 cotas.
Vai buscar os livros a um dos quatro pisos, trá-los para o balcão da recepção, arranca-lhes a cota antiga, faz e cola a cota nova, junta uma dúzia deles e volta a colocá-los no sítio certo. Quer fazer mais que a irmã, quer fazer mais que as funcionárias da Biblioteca, quer fazer mais que todos juntos.
Fartamo-nos de rir com o profissionalismo dele e não deixo de pensar que se as pessoas trabalhassem por amor – ele faz tudo na Biblioteca com um prazer nunca visto – não só fariam mais, como mais depressa e, milagre, melhor!
Com o percurso do gaiato até agora ele pode ser o que queira na vida: ganhou o campeonato regional de matemática, porque não lhe foi permitido ir mais longe; irá daqui a dois ou três anos. Escreve primorosamente sem erros. Fala e discursa sobre qualquer assunto, filosofia incluída, reflectindo sobre questões conceptuais mostrando elevados níveis de abstracção, impossíveis de atingir à maioria dos adultos que conheço.
Não tenho dúvidas que a Biblioteca é uma privilegiada por o ter aqui, à disposição, e poder contar com ele.
Com ele e com ela, adoradora de trabalhos de casa, de matemática, de português, de estudo do meio, de inglês e de tudo o que vier, mas com uma vertente social muito forte, que deixa amizade, saudades e lembranças em todos os que a conhecem.
Hoje levantámo-nos cedo e muito bem-dispostos. É o último dia de trabalho antes de um mês de férias que passaremos juntos.
UAU!!

Sem comentários:

Enviar um comentário