quinta-feira, 15 de julho de 2010

Eu: grávida e feliz!

Janeiro de 1994, Bruxelas.
Quis ir passar a passagem do ano em Londres mas o meu marido não quis. Passados dias convidou-me a acompanhá-lo a Bruxelas, onde estivéramos mas só de passagem.
Ele ficou os dias inteiros numa sala de formação do hotel, com um grupo de gente vinda de vários locais do mundo. Lembro-me duns mexicanos que, numa manhã em que começou a nevar, saltaram das suas cadeiras e foram buscar as máquinas fotográficas pois nunca tinham visto neve. A formação que esperasse, eu teria feito o mesmo!
Eu saia do hotel depois do pequeno almoço – soberbo, e eu já tomei pequenos almoços em muitos sítios, sei do que falo – e caminhava em Bruxelas ao sabor das curvas das ruas. Tomei imensos cafés e chocolates quentes, dentro dum frio imenso que combatia à força de sorrisos e vontade de conhecer mais esta rua e mais aquela, mas que acabavam sempre na praça central, como não podia deixar de ser.
Caminhava devagar e recolhia ao hotel cedo, primeiro porque ficava de noite perto das cinco da tarde, depois porque estava grávida.
Lembro-me de acariciar a barriga dentro de autocarros e conversar com o meu filho contando-lhe o que estava a ver e descrevendo praças e ruas e museus e fachadas de edifícios. Lembro-me de marcar encontro com ele em certos sítios dentro de vários anos. A marcação mantêm-se, embora ainda tenha que esperar, pois ele está na fase em que quer é sair com os amigos. Mas eu sei que não será em vão... eu sei e certezas de mãe, são coisas poderosas.
Encontrei esta fotografia quando arrumava a carteira, no meio de uma dezena de fotografias do meu filho. Gosto de pensar que esta é a sua primeira fotografia, quando os pais sorriam em simultâneo.

3 comentários:

  1. Belas lembranças. Excelente escrita. Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Encantada com os textos.
    Passo a ser seguidora, pela beleza literária aqui em destaque.
    Neste refrão, convido-te a integrar a Rede Sócio-Cultural Poetas e Escritores do Amor e da Paz!
    Será uma honra receber-te!

    http://silviamota.ning.com

    Cordialmente,
    Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz.
    Criador da Rede Sócio-Cultural Poetas e Escritores do Amor e da Paz (PEAPAZ)

    ResponderEliminar
  3. Percebi que não possuis opção para "Seguir este Blog". De qualquer forma, anexei-o aos meus favoritos.
    Beijossssssssssss

    ResponderEliminar