terça-feira, 4 de setembro de 2012

Três vidas


Ora aqui está um livro. As últimas oitenta páginas foram de enfiada, cotovelos enterrados na areia, sol a escaldar as costas, mas resistindo aos mergulhos.
O segredo solidifica-se desde a primeira página, a curiosidade atiça-se imediatamente, é um livro que dá fome de mais e mais páginas, que nos faz acreditar estarmos a ler uma biografia verdadeira, num discurso povoado de conhecimentos, rico e transbordante, que nos vicia e mostra tudo, através de uma visualidade das palavras que muitos procuram mas que poucos conseguem atingir.
Sentir-se o frio sentido pela personagem, ver como se fosse um filme e estivéssemos atrás da câmara, levantarmos uma sobrancelha com um susto ou abrirmos os olhos com uma surpresa são sensações proporcionadas pela leitura deste livro que nos arrasta a concentração durante um desfilar de anos, querendo mais e mais e sentindo que podemos encontrar o protagonista numa esplanada de um qualquer café.
João Tordo escreve o tipo de escrita que nos faz acreditar, aquela que sinto como verdadeira, embora não seja para divulgar pois, afinal, os segredos são para guardar.
Edição D. Quixote, 2012.

2 comentários:

  1. Eu li "O bom inverno" durante as muito curtas férias e achei muito bem escrito. De leitura muito rápida até meio e depois desconcertante no desfecho. Este está na lista para comprar.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Susana! Gostei do Bom Inverno, mas nada que se compare com este, nada mesmo. beijinhos!

    ResponderEliminar