sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Cegueira global


A cega entra no Metro com um cão. O cão é afagado, mimado, elogiado, tentam até falar com ele.
Perante tanta mercê um passageiro comenta que não se devem fazer festas a um cão-guia. A envolvência reage de sobrolho franzido e lança inocentes porquês com reticências antes da interrogação. A cega diz baixinho que os cães estão a trabalhar e não devem ser desviados da sua missão. Fala devagar e de forma informativa. Percebe-se que os amantes de cães não gostam. Rosnam baixinho ladrares imperceptíveis na forma mas claros no tom. Ela também o sente e diz:
- É curioso que se dê sempre mais atenção ao cão que ao cego. Já vim sozinha várias vezes e nem sempre me encaminham para a porta, mas se vier com ele é diferente. É como se fosse ele a pessoa e eu o animal.
O homem que tinha sugerido a contenção de mimos ao cão continuou o racíocinio da mulher:
- É verdade minha senhora… as pessoas nem se cumprimentam, mas baixam-se e gastam o tempo que for necessário a fazes festinhas a um cão.
A mulher esboça um sorriso e diz:
- A mim até fingem que não me vêem… e a cega sou eu.

Sem comentários:

Enviar um comentário