quarta-feira, 13 de março de 2013

Lasanha com molho de religião


Há muitos, muitos anos a minha irmã começou a chamar Piriquito ao namorado. Ainda antes de casarem já o Piriquito tinha um petit nom: Quico. Na mesma altura, pela boca da minha irmã, eu passei a ser Quica, nome pelo qual sou conhecida entre parte da família há quase 20 anos. Há amigos dos meus sobrinhos que me chamam Tia Quica e eles próprios dizem ter uma Tia, do lado do pai, e uma Quica, da parte da mãe.
Há desacordos ortográficos na forma de escrever este meu pseudónimo familiar: eu uso o Q e o C, a minha irmã facilita e simplifica e usa o mais internacional K. Ela manda-me um email, por exemplo, dirigido a Kika e eu respondo e assino Quica, tal como os postais que mando aos gaiatos com imagens divertidas e com mil beijinhos só para se aquecerem com a lembrança de mim.
Até agora não parecia haver alguma coisa que nos ajudasse a definir quem tem razão. Até agora…
A propósito da eleição papal a minha sobrinha perguntadora – se lhe der para saber da origem do universo e se a resposta vier por insistência, ela ficará a saber brevemente – quer saber das razões do papa ter desistido. A conversa decorre diante de um jantar de lasanha, com o paizinho algures na Tailândia e a mãezinha a acompanhar o jantar e a fazer de mãe, ou seja, com a mão em vinte coisas em simultâneo.
Ele logo esclarece que os Papas não desistem, resignam, que é a mesma coisa mas para Papas.
- Então porque é que ele… isso que tu disseste? – pergunta ela com uma gota de molho a espreitar pelo canto do lábio.
- Por estar muito cansado e achar que não consegue trabalhar como deve – respondeu ele do interior da sua ciência de 10 anos.
- Pois, mas o outro antes era muito velho e estava muito cansado de certeza e não desistiu ou isso que tu disseste e só foi embora quando morreu. Não foi mãe?
- Sim filha, mas este Santo Padre estava ainda mais cansado e não conseguia aguentar.
- Santo Padre? Mas ele é santo? – pergunta ela novamente.
- Sabes filha, costuma-se chamar Santo Padre aos Papas porque eles são o representante de Deus na terra, percebes? O Papa é a pessoa mais importante dos cristãos – diz a mãe sabendo que a conversa se vai alongar e desejando interiormente que o paizinho, que tem resposta para tudo, estivesse ali.
- Mãe – o ar dele é de condescendência - para os cristãos, não! Para os cristãos católicos, porque há cristãos que não são católicos.
- Sim, tens razão, para os cristãos católicos.
- Pois, mas eu não percebo porque é que este se foi embora – mantém ela.
- Olha, por falar em Papas, vocês sabem que o anterior, o João Paulo II, uma vez levou um tiro e a bala está na coroa de Nossa Senhora de Fátima? – a mãe tenta desviar a conversa para um universo policial.
- Levou um tiro? – a expressão dela é de espanto – E porquê? Quem lho deu?
- Acho que foi uma pessoa de outra religião, um…
- De outra religião? – a voz dela sai indignada como quem diz ‘existem mais?’ – Que religião?
Mãe e filho respondem ao mesmo tempo:
- Árabe.
- Muçulmana.
- Bem, em que ficamos? – reclama ela imediatamente.
- Na verdade chama-se Islamismo, mas no fundo quer tudo dizer o mesmo.
- Mas então há mais deuses? – pergunta ela estupefacta.
- Sim, há mais deuses e de vez em quando as pessoas de religiões diferentes zangam-se e este quis matar o Papa – a explicação é do filósofo júnior.
- Então há pessoas que não acreditam em Jesus e em Deus – conclui ela metendo mais uma garfada de lasanha na boca – Mãe, nós conhecemos alguém assim?
- Se calhar conhecemos, mas agora não me lembro de alguém.
- Já sei! – a mãe ouve esta exclamação e fica receosa do extâse da filha – Conhecemos a Quica! Ela não é religiosa, se calhar ela é muçulmana!
Mãe e filho riem-se e o filho adianta:
- Não, a Quica é cristã não católica, porque ela não vai à igreja nem essas coisas, mas ela vive numa comunidade cristã, percebes?
- Então a Quica acredita em Jesus? – quer ela saber.
- Filha, a Quica acredita em Jesus porque Jesus foi uma pessoa que viveu há muitos anos, como se fosse um… um… olha, um rei antigo, percebes? Há provas que ele existiu e a Quica sabe disso.
- E no pai de Jesus? No nosso Deus, ela acredita?
A mãe está exausta e decide facilitar:
- Sim, ela acredita em Deus.
- Hum… olha que acho que não, mas se tu dizes… - a conclusão é da minha sobrinha que não se cansa – E olha lá, como é que Jesus sabe que é filho de Deus?
O irmão dá uma ajuda à mãe mostrando os conhecimentos da catequese:
- Porque foi um anjo lá a casa dizer isso mesmo.
- Um anjo? Quer dizer, bateram à porta, quem é? Sou eu, o anjo, e venho dizer que tu não és filho do Senhor José mas sim filho de Deus? Foi assim? E eles acreditaram? O anjo podia estar a mentir!
- Mas se foi Deus que o mandou – o irmão está a ficar impaciente.
- Sim, Deus mandou-o, mas eles não sabiam! Como é que acreditaram? E quando ele falou a Maria disse o quê?
- Ai filha, sei lá o que disse a Maria…
- Mãe, sabes que a Maria esteve na Igreja da Misericórdia? – o entusiasmo é dele.
- Qual Igreja da Misericórida? – espanta-se a mãe.
- Esta aqui em Coruche!
Mãe e filha falam ao mesmo tempo:
- Não filho estás enganado, ela…
- A sério? Então Jesus também cá esteve! Pois, ele andou por todo o lado: Jerusálem, Belém e isso, só não sabia que tinha vindo a Coruche.
A mãe interrompeu-se a si própria para dar espaço às gargalhadas e finalmente disse:
- Não! Nem Maria nem Jesus estiveram aqui – e dirigindo-se ao filho – Porque dizes que Maria esteve na Igreja da Misericórdia?
- Mãe… - a voz é em tom baixo mas em modo superior – isto é uma forma de dizer porque todas as Marias simbolizam a Maria mãe de Jesus.
- Como assim? – pergunta a irmã novamente – Há muitas Marias!
- Não, não há, só há uma! As Fátimas e as outras são todas a mesma! – esclarece ele.
- É assim, mãe? – ela quer uma confirmação.
A mãe informa que as imagens nas igrejas simbolizam de facto uma só Maria e dá graças a todos os deuses por a lasanha se ter acabado. Manda-os para a sala onde ligam a televisão e se centram na divindade do canal Panda. A seguir telefona-me e decide-se finalmente que, face à suspeita de eu ser muçulmana e quiçá pertencer à Al-Qaeda, não posso ser uma americanizada Kika e sou mesmo Quica!

1 comentário:

  1. Eu sou a mãe desta história. E quer acreditem ou não, isto aconteceu MESMO!!!!!!!
    Boa Quica, mais uma vez BOA!

    ResponderEliminar