quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Prisão de alta segurança: a Varanda

A Administração da empresa onde trabalho ocupa um andar inteiro. Para além dos senhores administradores há três secretárias cujo posto de trabalho se expande para as varandas, adaptadas a arquivo. Ora as ditas varandas ficam ao fundo dum andar comprido e estreito e imediatamente a seguir às casas de banho, ou seja, quem vai matar a aflição, além de fechar a porta atrás de si, fecha também a porta à frente que dá para a varanda/arquivo.
Uma das secretárias estava em pesquisa aturada no meio duns dossiers com o sol a dar-lhe de chapa na cara, meia ensonada já, e não ouviu a porta da casa de banho fechar-se. Por seu lado, o aflito não fazia ideia que alguém trabalhava na varanda, resultado, fez o xixi e foi embora, mantendo a porta fechada.
A pobre rapariga lá olhou o relógio e viu que já eram mais que horas, deixa-me lá ir embora. Empurrou a porta e nada, estava fechada. Lembrou-se da gaveta de cima onde o telemóvel descansava e suspirou por ele. Bateu na porta e esperou, voltou a bater, a bater, a bater, nunca com muita força pois aquilo é tudo vidro, martelado, é certo, mas vidro. Deu início então a uns gritos, uns chamamentos, uns socorros. O relógio avançava impávido e nada de aparecer vivalma: já todos tinham saído. Abriu a janela e o escuro revelou-lhe que num andar por baixo a luz estava acesa, o que a encorajou a esticar-se e a gritar a plenos pulmões para o ar abaixo de si. A falta de resposta levou-a a concluir, e bem, que alguém se esquecera da luz acesa. Ora bolas!
O sol deu lugar ao fim do dia, frio, desagradável e escuro pois, se quando deu início ao trabalho, não era precisa a luz acesa, agora não via nada e o interruptor ficava do lado de lá das casas de banho. Desligado.
A desgraçada da rapariga estava a ver a vida andar para trás e a pensar no que tinha à mão para partir um vidro sem se magoar e, assim, poder meter a mão e abrir a fechadura, quando ouviu um barulho. Gritou e bateu na porta mas ninguém veio socorrê-la. O desespero fê-la ir às lágrimas olhando a única arma de que dispunha: um lápis. Além disso, começava a inundá-la uma enorme vontade de fazer xixi.
Pensou em usar o cotovelo, virando a cara no sentido contrário ao que iriam os vidros partidos. Deu com ele no vidro martelado com a força que achou suficiente e, para além da asneira que se lhe soltou da garganta, nada mais aconteceu. O raio do vidro era resistente e a dor era enorme. Enquanto amaldiçoava este mundo e o outro ouviu barulho de novo e deu início a outra sessão de gritos que, desta vez, produziram efeitos: a colega que há minutos entrara, quando ouviu a gritaria fugiu, foi procurar um segurança e voltava agora com ele, qual cavaleiro para libertar a dama, na sua altiva torre.
Ufa…

Sem comentários:

Enviar um comentário