sexta-feira, 28 de maio de 2010

O Benfica no Haiti

Em busca duma informação no site da ONU, mais propriamente do PNUD, na homepage, à entrada, antes de qualquer pesquisa, uma cara portuguesa conhecida. Quem? Luís Filipe Vieira e ao lado a informação que o Benfica visitara o Haiti: Portuguese champion Benfica Football Club visits UNDP projects in Haiti.
Habituada a frequentar este site e a ler relatórios sobre os programas de desenvolvimento humano, a extrair informação sobre os objectivos do milénio, a procurar números que sustentem relatórios que eu própria tenho que fazer, fiquei surpreendida com semelhantes visitantes. Porém, há que dar a mão à palmatória e perceber o peso dum clube de futebol.
Segundo o Guiness o Benfica é o clube do mundo com mais sócios activos, uma forma de dar a volta e de se posicionar quase em igualdade com o maior clube do mundo que não sei qual é, mas para o caso não interessa.
No seguimento dum jogo de estrelas organizado pelo Benfica, onde apuraram 767 mil dólares, a comitiva foi entregar o contributo ao Haiti.
Na página internet do Benfica não há menção a este facto. Não se percebe se por humildade da atitude ou por desconhecimento da propaganda que certamente lhe traria. Mas uma coisa é certa: o Programa de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas não considerou despicienda a visita futebolística, caso contrário não lhes daria lugar de destaque daquela forma. É claro que a quantia apurada também é muito simpática e o que não faltam são embaixadores de boa vontade no mundo do futebol que podem propiciar actos desta natureza, envolvendo aqueles que ganham por mês tanto como as dívidas de alguns países. Há que aproveitar.
Ouvem-se notícias sobre certos jogadores que apoiam activamente o desenvolvimento de projectos nas suas terras natais, como Zidane. Mas são acções de pessoas que se disponibilizam para tal, não é o universo do futebol que se congrega para atingir semelhantes objectivos. Estamos mesmo dependentes da boa vontade...
Apesar de tudo, parabéns à atitude do Benfica que se mobilizou nesta acção.

Sem comentários:

Enviar um comentário