sexta-feira, 12 de abril de 2013

Efeitos secundários

O meu torno-zelo (;) está muito melhor, praticamente bom. Porém, fiquei com estranhas dores de cabeça nos últimos dois dias. Lida a bula de um dos medicamentos, coloco-o imediatamente de lado: 'risco aumentado de ataque cardíaco e de acidente vascular cerebral', a que os senhores da Nycomed acrescentam: 'Como os demais medicamentos pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas'. Olhem, obrigadinha, sim?
Para além dos apontados efeitos secundários há ainda a probabilidade de dores de cabeça - cá está - indigestão, dores abdominais, vómitos, diarreia, náuseas, tonturas, zumbidos, insónias, palpitações, conjuntivites, taquicardia, edema facial, edemas, rinite, perturbações da visão, síndroma de Stevens-Johnson, que é coisa tão mortífera e horrível que deixa todos os outros efeitos secundários - e são ainda muitos - num chinelo.
Agora pergunto, antecipando a questão que vou colocar ao senhor doutor na segunda-feira de manhã quando for à consulta de avaliação antes de retomar o trabalho: não há outro medicamento para entorses nos tornozelos? Tinha que ser mesmo este?
O objectivo era curar-me dos pés e deixar-me maluquinha da cabeça? Não percebo isto.
Para além dos efeitos secundários a lista de incompatibilidades com doenças conhecidas é enorme, mas ninguém me perguntou se era alérgica a isto ou àquilo ou se tomava outros medicamentos, que também aparecem na bula como incompatíveis. Acontecendo-me alguma coisa grave devido ao medicamento, o que acontecerá ao médico?
É nestes momentos que acredito em fantasmas e almas do outro mundo, percebeste amigo doutor?

Sem comentários:

Enviar um comentário