quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Odeio o Inverno

Quando os meus avós morreram deixaram uma casa à minha mãe. Mais tarde ela quis vendê-la e eu comprei-a. Recuperada por dentro e por fora ficou um mimo num Verão que não esqueço.
Fizemos planos para um restauro total, com novas divisões no piso superior, entre outras mudanças, até que uma noite do Inverno imediatamente a seguir nos estragou os planos: as inundações lá na aldeia mataram uma pessoa, a água entrou em casa e atingiu dois metros e dez centímetros.
Deitámos tudo fora com as lágrimas a aumentar o caudal da Ribeira que passa no centro da aldeia, ao lado da nossa casa, ribeira essa que nos levou as portas da frente e das traseiras.
Impossível de esquecer, este episódio vem-me sempre à memória quando ouço falar em inundações e mais ainda quando a água me entra em casa.
Aconteceu no Domingo à noite durante o temporal que se abateu em Portugal: eu apanhava a água da cozinha e o meu filho a da sala; fiquei sem tapetes, cobertores ou panos da loiça. Móveis desviados para o centro da desmoralização, todo o tipo de roupa a ser usada para outros fins que não os apropriados, uma tristeza.
Às três e meia da manhã, depois de ter custado a pegar no sono, acorda-me um ping-ping que me fez correr na direcção do som: a cozinha estava de novo alagada, não havia janelas nem estores que sustivessem a água, nem esfregonas que a sugassem à velocidade que permitisse secar o chão.
Foi uma noite de malucos que me faz andar ainda a meio gás, ensonada. Para ajudar, ontem fiz uma mudança de uma biblioteca. Os meus braços sabem bem que uma sala cheia de troncos de madeira pesa menos que uma sala cheia de livros, e tendo respondido à chamada, hoje estão doridos da sova de caixas e pilhas de livros, do peso da sabedoria.
Seja como for, prefiro mil mudanças a um dia de chuva. A única coisa boa do Inverno é eu ter nascido durante a sua vigência, mas já lá vão quarenta e oito anos, já ninguém se lembra.

4 comentários:

  1. Mil mudanças a um dia de chuva!!??? ha ha ha ha ha ha ha !! Vê-se mesmo que nunca mudou de casa...ou então foi o Super-Homem que lhe mudou toda a tralha!! Mil mudanças a um dia de chuva!!! Por favor!!! Está a gozar comigo, eu que acabei ou melhor, estou a começar, a mudar de casa embora já esteja a viver na outra ma ainda é tanta a tralha para arrumar que ainda não me sinto mudado embora se sinta diferente, mudado talvez, mas diferente sem dúvida. Um dia de chuva....por favor!

    ResponderEliminar
  2. Esta é a 16ª casa onde moro... não terei experiência de mudanças? Prefiro-as a um dia de chuva! Sei do que falo :)

    ResponderEliminar
  3. 16ª casa??? O que se passa com V. Exª? Os vizinhos correm consigo? Tem pulgas? Tanta casa! Tanta mudam-se! Está por acaso a pensar em mudar-se para o Porto? Seria óptimo!!

    ResponderEliminar
  4. 16ª casa??? O que se passa com V. Exª? Os vizinhos correm consigo? Tem pulgas? Tanta casa! Tanta mudam-se! Está por acaso a pensar em mudar-se para o Porto? Seria óptimo!!

    ResponderEliminar